Nome do curso: Psicopedagogia Hospitalar
Objetivo:
Capacitar profissionais para atuarem no contexto de internação
hospitalar, oferecendo suporte aos pacientes em seus processos de
aprendizagem e desenvolvimento, considerando o impacto da
hospitalização em seus aspectos cognitivos, emocionais e sociais.
Tempo de acesso: 6 meses (contados a partir da data da matrícula)
Carga horária: 40 horas
Investimento: R$ 15,00 reais
( Incluso curso, material e Certificado)
Organização do curso:
1. O curso será oferecido exclusivamente na modalidade EAD
(Educação a Distância).
2. Os alunos terão um prazo de 6 meses para concluir o curso. Após
esse período, o acesso à plataforma será bloqueado.
3. O certificado de 40 horas será disponibilizado diretamente na
plataforma, na seção "Meus Certificados", após a conclusão do curso,
incluindo a revisão das apostilas, dos vídeos e da avaliação.
4. O valor cobrado corresponde apenas ao curso em si; não há taxas
adicionais para a emissão do certificado.
Metodologia Avaliativa
1. O aluno deverá acessar o material e realizar a avaliação on-line
através da plataforma, com uma média mínima de 7,0 necessária para
aprovação.
2. É de responsabilidade do(a) aluno(a) garantir o acesso à internet e
aos equipamentos necessários para acompanhar as atividades. A falta
de conexão ou de equipamentos não será aceita como justificativa
para a não realização das atividades acadêmicas.
Você assinará o contrato como aceite, nessa mesma plataforma de
venda.
Taxas à serem cobradas
1. Reativação de acesso: O aluno terá um prazo de 6 meses para
concluir o curso. Após esse período, será cobrada uma taxa adicional
de R$10,00 para cada mês para reativação do acesso.
2. Avaliações adicionais: A nota mínima para aprovação é 7. Caso o
aluno não alcance essa média, será concedida uma nova
oportunidade gratuita para a avaliação. Se, na segunda tentativa, o
aluno também não obtiver a nota mínima, será cobrada uma taxa de
R$15,00 por cada avaliação adicional.
(Ambas informações estão descritas na Cláusula 7 e Cláusula 8 do
Contrato de Prestação de Serviço do curso).
Conteúdo Programático
Módulo 1: Fundamentos da Psicopedagogia e sua Aplicação no Contexto
Hospitalar
Histórico e Conceitos da Psicopedagogia: Evolução da área,
principais teorias de aprendizagem (Piaget, Vygotsky, etc.), a
psicopedagogia clínica e institucional.
A Psicopedagogia Hospitalar: Especificidades da atuação
psicopedagógica em hospitais, diferenças em relação a outros
contextos (escola, clínica), o papel do psicopedagogo na equipe
multidisciplinar.
Desenvolvimento Humano e Processos de Aprendizagem: As
diferentes fases do desenvolvimento (infância, adolescência, idade
adulta) e suas implicações nos processos de aprendizagem,
considerando as possíveis interferências da condição de saúde.
Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem no Contexto
Hospitalar: Como as condições de saúde podem influenciar ou
agravar dificuldades de aprendizagem, identificação e avaliação
dessas dificuldades no ambiente hospitalar.
Módulo 2: O Ambiente Hospitalar e a Saúde
O Hospital como Instituição: Organização, rotinas, diferentes setores e
suas funções, a dinâmica da equipe de saúde.
Psicologia da Saúde: Conceitos básicos, o impacto psicológico da
doença e da hospitalização no paciente e em sua família, aspectos
emocionais relacionados ao processo de adoecimento.
Doenças Crônicas e Agudas na Infância e
Adolescência: Compreensão das principais patologias encontradas
no contexto hospitalar pediátrico, suas implicações no
desenvolvimento e na aprendizagem.
Cuidados Paliativos e a Atuação Psicopedagógica: O papel do
psicopedagogo no acompanhamento de pacientes em cuidados
paliativos, o trabalho com a família e a equipe.
Bioética e Aspectos Legais: Questões éticas específicas do ambiente
hospitalar, legislação relacionada aos direitos dos pacientes
(especialmente crianças e adolescentes).
Módulo 3: Avaliação e Intervenção Psicopedagógica no Hospital
Instrumentos e Técnicas de Avaliação Psicopedagógica no
Contexto Hospitalar: Adaptação de instrumentos tradicionais,
utilização de recursos lúdicos e observacionais, a importância da
escuta e da entrevista com o paciente e a família.
Elaboração de Planos de Intervenção Psicopedagógica
Individualizados: Consideração das necessidades específicas de
cada paciente, seus recursos e limitações, a articulação com a equipe
de saúde.
Estratégias de Intervenção para Diferentes Dificuldades e
Condições: Atividades lúdicas, recursos pedagógicos adaptados, o
uso da tecnologia assistiva, estratégias para estimular a leitura, a
escrita, o raciocínio lógico, etc.
A Importância do Brincar no Contexto Hospitalar: O brincar como
ferramenta de aprendizagem, expressão emocional e humanização do
ambiente hospitalar.
Orientação à Família e à Equipe de Saúde: O papel do psicopedagogo
na orientação sobre as necessidades de aprendizagem do paciente,
estratégias de apoio e comunicação.
Módulo 4: Temas Complementares e Prática Profissional
Humanização no Ambiente Hospitalar: A importância do acolhimento,
da escuta ativa, do respeito à individualidade e à cultura do paciente e
sua família.
Comunicação e Trabalho em Equipe Multidisciplinar: Estratégias de
comunicação eficazes, a importância da troca de informações e da
colaboração com médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, etc.
Projetos e Programas Psicopedagógicos em
Hospitais: Desenvolvimento e implementação de projetos que visem
a promoção da aprendizagem, o bem-estar e a qualidade de vida dos
pacientes.
Estágio Supervisionado: Experiência prática em diferentes setores do
hospital, acompanhamento de casos, elaboração de relatórios e
discussões.
Estudos de Caso: Análise e discussão de casos reais da prática
psicopedagógica hospitalar.
Pesquisa em Psicopedagogia Hospitalar: Introdução à pesquisa
científica na área, desenvolvimento de projetos de pesquisa.