Nome do curso: TDAH e a Hiperatividade
Objetivo:
Fornecer o conhecimento e as ferramentas necessárias para
compreender, identificar e intervir de forma eficaz em relação ao
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Tempo de acesso: 6 meses (contados a partir da data da matrícula)
Carga horária: 40 horas
Investimento: R$ 15,00 reais
( Incluso curso, material e Certificado)
Organização do curso:
1. O curso será oferecido exclusivamente na modalidade EAD
(Educação a Distância).
2. Os alunos terão um prazo de 6 meses para concluir o curso. Após
esse período, o acesso à plataforma será bloqueado.
3. O certificado de 40 horas será disponibilizado diretamente na
plataforma, na seção "Meus Certificados", após a conclusão do curso,
incluindo a revisão das apostilas, dos vídeos e da avaliação.
4. O valor cobrado corresponde apenas ao curso em si; não há taxas
adicionais para a emissão do certificado.
Metodologia Avaliativa
1. O aluno deverá acessar o material e realizar a avaliação on-line
através da plataforma, com uma média mínima de 7,0 necessária para
aprovação.
2. É de responsabilidade do(a) aluno(a) garantir o acesso à internet e
aos equipamentos necessários para acompanhar as atividades. A falta
de conexão ou de equipamentos não será aceita como justificativa
para a não realização das atividades acadêmicas.
Você assinará o contrato como aceite, nessa mesma plataforma de
venda.Taxas à serem cobradas
1. Reativação de acesso: O aluno terá um prazo de 6 meses para
concluir o curso. Após esse período, será cobrada uma taxa adicional
de R$10,00 para cada mês para reativação do acesso.
2. Avaliações adicionais: A nota mínima para aprovação é 7. Caso o
aluno não alcance essa média, será concedida uma nova
oportunidade gratuita para a avaliação. Se, na segunda tentativa, o
aluno também não obtiver a nota mínima, será cobrada uma taxa de
R$15,00 por cada avaliação adicional.
(Ambas informações estão descritas na Cláusula 7 e Cláusula 8 do
Contrato de Prestação de Serviço do curso).
Conteúdo Programático
Modulo 1 - Aprofundar o conhecimento sobre o TDAH: Compreender
a neurobiologia, as diferentes apresentações (predominantemente
desatento, predominantemente hiperativo/impulsivo e combinado), a
etiologia multifatorial e o impacto do transtorno no desenvolvimento e na
vida das pessoas.
Modulo 2 - Capacitar para a identificação precoce: Desenvolver
habilidades para reconhecer os sinais e sintomas do TDAH em diferentes
contextos (escolar, familiar, clínico), diferenciando-os de comportamentos
típicos da idade e de outras condições.
Modulo 3 - Fornecer estratégias de intervenção: Apresentar abordagens
e técnicas baseadas em evidências para o manejo do TDAH, tanto no
âmbito educacional (adaptações curriculares, estratégias de ensino, manejo
comportamental em sala de aula) quanto na saúde (orientações para pais e
pacientes, conhecimento sobre tratamentos farmacológicos e não
farmacológicos, encaminhamento adequado).
Modulo 4 - Promover a colaboração interdisciplinar: Estimular a
comunicação e a parceria entre profissionais da educação (professores,
coordenadores, orientadores), da saúde (médicos, psicólogos, terapeutas
ocupacionais, fonoaudiólogos) e a família, visando um plano de
intervenção integrado e individualizado.
Modulo 5 - Atualizar sobre as últimas pesquisas e diretrizes:
Apresentar as novidades científicas, as melhores práticas e as diretrizes
clínicas e educacionais mais recentes relacionadas ao TDAH.
Modulo 6 - Sensibilizar e reduzir o estigma: Promover uma visão mais
informada e empática sobre o TDAH, combatendo o preconceito e a
desinformação que muitas vezes cercam o transtorno.
Modulo 7 - Orientar sobre o processo de avaliação e diagnóstico:
Esclarecer os critérios diagnósticos, os instrumentos de avaliação utilizados
e a importância de um diagnóstico multidisciplinar e preciso.
Modulo 8 - Discutir aspectos legais e direitos: Informar sobre os direitos
das pessoas com TDAH no contexto educacional e de saúde, como a
necessidade de adaptações e o acesso a serviços adequados.